segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Guarda firma parceria com a Federação Sergipana de Badminton

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) firmou nesta segunda-feira, 6, uma parceria para inclusão de mais uma atividade no Centro de Treinamento (CT): o badminton. A novidade é resultado da proposta da Federação Sergipana de Badminton (FSBd) de expansão da modalidade olímpica no Estado. O esporte, que tem como regra básica golpear a peteca com a raquete por cima de uma rede para cair no campo adversário, é de prática recente na capital e a GMA sai na frente adotando a atividade.

Segundo o presidente da FSBd, Wendell Mota Ribeiro, o CT da GMA vem se destacando no meio esportivo e dispõe de um amplo espaço para a prática do badminton. "A proposta é levar o badminton para os guardas municipais (GMs), familiares e comunidade. Uma forte motivação para buscar essa parceria foi o interesse desta gestão da GMA em proporcionar meios para a prática de atividade física", detalhou o presidente.

Com o badminton, os frequentadores do CT terão mais uma opção para trabalhar a coordenação motora, agilidade, capacidade cardiorrespiratória e, principalmente, a concentração. "No badminton não há restrição, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades. Inclusive, temos um grupo na Universidade Federal de Sergipe (UFS) de parabadminton. A nossa expectativa é abarcar o maior número de praticantes da GMA", disse Wendell Ribeiro.

O coordenador do CT da GMA, o GM Fábio André Santos da Silva, destacou a importância da parceria. "Essa ação só vem acrescentar às atividades do CT, pois é uma modalidade esportiva que vem transformando vidas, além de ser uma novidade. Somos agraciados com esta parceria. Aproveito para agradecer a disponibilidade da FSBd", afirma o coordenador.

A previsão é de que, ainda em janeiro, um grupo de GM's se capacite para serem instrutores de badminton, se preparando para atender uma média de 70 frequentadores/dia do CT.

Mais sobre o esporte

De origem asiática a modalidade surgiu com o nome Poona. Na década de 1870, após uma adaptação inglesa, recebeu o atual nome, pois foi praticado na propriedade Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort's, em Gloucestershire, Inglaterra. De acordo com o presidente da FSBd, o Badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo, perdendo apenas para o futebol.

No Brasil, a modalidade se destaca nos estados do Piauí e São Paulo. Em Aracaju, o Badminton passou a ser praticado a partir de 2011. O presidente da FSBd, que também é professor da rede municipal de ensino, vem desenvolvendo na escola Dom José Vicente Távora um projeto para a prática do badminton e atende a uma turma de alunos que possui entre sete e 15 anos.



Nenhum comentário: